Aprenda a cuidar do seu cachorro no verão



O Clube de Cãompo Hotel Fazenda Para Cães lembra que os pets também sentem calor e merecem cuidados com a chegada do verão

A sensibilidade do cão varia conforme a pelagem de cada raça, mas todas elas tendem a sofrer um pouco mais com o calor. No entanto, saiba que é possível evitar que o cachorro sofra no verão com algumas simples atitudes, como não colocar a casinha dele debaixo do sol e fazer passeios no fim da tarde, ideais para esses dias quando o indicado é passear antes das 9h e depois das 18h, quando não há sol forte. 

Especialmente os cães de focinho achatado, como Boxer, Buldogue, Pug e Boston Terrier são mais sensíveis ao calor por terem menos espaço para filtrar o ar, mas outras raças também sofrem no verão devido ao porte, como o Fila Brasileiro, Chow-Chow, Shar Pei, Husky Siberiano, São Bernardo e Akita. Estas raças, para reduzir o risco de insolação, não devem ficar no sol sem ter uma opção de sombra. Se o seu cão adora ficar fora de casa, deixe as brincadeiras para depois do pôr-do-sol ou no final da tarde.

O animal está sempre próximo do chão, onde sente mais calor e sofre com a temperatura que sobe do asfalto, por exemplo. Como os nossos amigos de quatro patas não transpiram através da pele, mas pela salivação e almofadas das patas, é normal ver um cachorro ofegar ao se refrescar. Mas preste atenção no fôlego deles: quando um cão está muito ofegante, precisa de um local arejado e beber muita água fresca. Algumas tigelas de água são dobráveis e fáceis de colocar em mochilas para passeios a pé ou de carro.


Aqueles de pelos escuros e longos absorvem ainda mais os raios do sol. Enquanto isso, os branquinhos precisam até de proteção para evitar o câncer de pele. Para esses já existe inclusive protetor solar próprio para cães. Mas se ele tem a pelagem pesada, faça uma tosa para aliviar o calor do verão. Nunca o deixe dentro do carro, mesmo os de pelo curto e, em viagens longas, permita a ventilação mas evite que ponham a cabeça para fora da janela. Faça paradas para o xixi e para dar a ele água fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário