Cachorro com ciúme do bebê? Saiba como evitar


É comum que, em algumas famílias, o cão “sinta ciúmes” do bebê que acabou de nascer. Esse problema pode ser evitado



Infelizmente, algumas vezes vemos situações em que os cães da família parecem não gostar da chegada de um novo membro. Isso acontece quando um casal tem um cãozinho querido e, após o nascimento do bebê, o animal passa a estranhar a diferença do tratamento.
Mas saiba que isso só acontece quando a educação do animal se dá de maneira errada. Primeiramente, precisamos entender que a cabecinha do cão funciona de forma parecida à dos lobos, seus ancestrais. A família com quem o cão vive é como se fosse a matilha do lobo, que sempre tem um líder. Acontece que muitas famílias acabam fazendo com que o cão se sinta o líder da matilha. Se dentro de casa o cão é o “centro das atenções”, ele provavelmente vai deixar de ser assim que o bebê chegar. A rotina será diferente, e o cão será privado de subir no sofá, entrar em casa, ou outras regalias que tinha antes. Com isso, ele vai tentar recuperar seu status, modificando seu comportamento de tal maneira que vai se parecer com o sentimento de ciúmes dos humanos. Entre as reações mais comuns, estão o aumento de latidos, a agressividade e a tentativa de demarcar território, que faz o cão fazer xixi onde antes não fazia.

E agora, o que eu faço?
Se o problema com seu cão já existe e seu bebê já está compartilhando a casa, o ideal é chamar um adestrador ou veterinário especializado em comportamento. E atenção: não tente aproximar o cachorro do bebê sem ajuda de um profissional, principalmente se o cachorro se mostrar agressivo quanto à presença da criança.
Para evitar esse problema, há duas sugestões. A primeira é evitar ao máximo as mudanças, afinal o que mais causa agressividade no cão é ele ser privado de ver o bebê, entrar nos cômodos onde antes entrava, e perder completamente a atenção dos donos.
A segunda sugestão é que a família apresente a chegada do filho aos poucos, realizando algumas práticas como inserir primeiro o carrinho do bebê para que o animal se acostume com este novo item na casa, utilizar o talco da criança para fazer o animal se acostumar com o cheiro, e até mesmo simular a presença do bebê com o uso de uma boneca, passeando com cão pela casa e mostrando como a dinâmica da casa vai mudar.

Um comentário:

  1. olá,tenhu um poodle estou com um bebe de 7 dis em casa,ele como destacado acima..aumentou os latidos...agressividade...e as vezs se isola..ou fica de costas pra nós...não o proíbo de estar conosco no msm ambiente...pelo contrario chamamos ele pra ficar conosco...as vzs el cheira..a bebe..mas não deixo fika mt perto...mas ele tmbm não esta comendo as suas rações fazem uns 2 dias....!!ME AJUDEM....esperoo uma super dica!!!

    ResponderExcluir