Só é permitido no jornal ou na grama!



Saiba como ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo. O Clube de Cãompo dá dicas

Os cães mais novinhos adoram fazer xixi no meio da sala ou em locais ainda mais inconvenientes, certo? Quando isso acontece, muita gente tem a ideia ruim de esfregar o focinho do coitado sobre a sujeira que ele fez, achando que o cãozinho vai aprender a não repetir o feito. Não faça isso, pois além de ele não aprender, você ainda vai ter que limpar o chão e mais o focinho do cachorro.

Mas você sabia que é possível ensinar o lugar certo para o filhote fazer xixi em apenas três dias? Para isso, a primeira coisa que você precisa entender é que ele raciocina de uma forma diferente da sua. Muitas vezes, ele faz xixi em algum lugar inusitado para chamar a atenção do dono.

Para ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo, siga os passos indicados abaixo:

1- Opte por utilizar jornais como banheiro do cão apenas se estiver em um apartamento. Caso contrário, nada melhor que o quintal de casa!
2- Utilize um neutralizador de odores para colocar nos locais onde ele fizer as necessidades enquanto ainda não aprender o local correto.
3- Ao definir o local, comece a levá-lo até lá após as refeições da manhã, mantendo sempre a rotina. Sempre faça carinho quando ele chegar ao local e fizer xixi ou cocô. Os melhores horários para levá-lo “ao banheiro” são após acordar, antes de dormir e após a refeição. Lembre-se: o prato de comida deve ser retirado após o horário da refeição, assim ele vai aprender o horário correto para comer.
4- Após vê-lo fazendo as necessidades e fazer carinho, leve-o para a casinha ou para dentro de casa, dependendo de onde for o local para ele ficar. Atenção: evite fazer carinho na cabeça e procure acariciar a região do peito, pois é menos ameaçador para o pequeno.
5- Fique atento e leve-o imediatamente para o local de fazer xixi se perceber que ele vai fazer as necessidades em algum lugar errado. Para isso, é recomendável ter uma caixa de transporte para colocar o cãozinho. Se isso não for possível, tente distraí-lo fazendo algum barulho (com aqueles brinquedinhos que apitam, por exemplo).
6- Se seu cãozinho faz xixi quando você sai de casa ou quando chega, não fique bravo: apenas ignore-o a partir de 10 minutos antes de sair e até 10 minutos após chegar: assim ele vai deixar de fazer isso por submissão ou excitação.

7- Por último, evite mudar a ração do seu amigo repentinamente, pois isso pode causar transtornos da digestão. Vá aumentando a ração nova e diminuindo a ração velha aos poucos, por pelo menos uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário