Obstáculo serve para ser superado


Conheça os obstáculos que os cães precisam deixar para trás na competição de Agility



Basta assistir a um vídeo de uma competição de Agility para ficar espantado com a habilidade dos cães em superar os obstáculos que são colocados no percurso. Primeiro, é importante entender que o Agility é uma modalidade baseada em provas hípicas, praticada por duplas formadas pelo cão e seu condutor, com o objetivo de percorrer uma pista composta por diferentes obstáculos, em menor tempo e com menor número de faltas.

Os obstáculos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte são: saltos, viaduto ou muro, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, túnel fechado, pneu e salto em distância, cada um com suas regras. Veja quais são as regras para eles:

·         Não deixe cair: No caso dos saltos, viaduto ou muros, o cão não deve hesitar em saltar ou se derrubar a barra ou os tijolinhos do muro.

·         Áreas de contato: Para passar pela gangorra, os cães devem obrigatoriamente pisar nas duas áreas em amarelo e esperar a gangorra tocar o chão para sair dela. No caso da mesa, o cão deve se manter na mesa por cinco segundos, embora as regras brasileiras não estabeleçam em qual posição o cão deve ficar, apesar de terem que ficar na posição “deita” ou “senta” em competições internacionais – além disso, o cão deve subir pelo lado mais próximo ao do obstáculo anterior.

·         Sentido certo: Para passar pelo slalom, o cão deve iniciar o percurso sempre com a primeira vareta à sua esquerda, ou então é penalizado.

·         Nada de guias: Outra regra que faz da modalidade ainda mais encantadora é que o animal não pode ser tocado por seu dono, e muito menos ser preso a guias e coleiras durante o percurso, de forma a demonstrar o entrosamento entre o dono e o cão.

Não esqueça!
XIV Campeonato Brasileiro de Agility – 9ª e 10ª etapas
Datas: 18 e 19 de maio de 2013, a partir das 10h
Endereço: Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), Estrada Itu-Jundiaí, km 95 – Itu/SP

Mais informações:
11 4024-6968/ 99968-4729 / 30*16918

Nenhum comentário:

Postar um comentário