Por que não oferecer carne aos animais como snacks



Thaís Rodrigues, seguidora do perfil do Clube de Cãompo no Twitter, questionou e nós explicamos

No final de semana o Clube de Cãompo postou em seus perfis nas redes sociais – Twitter e Facebook – uma dica de adestramento que indicava os alimentos próprios para pets como uma alternativa mais saudável do que oferecer carne in natura aos mascotes.

Existem alguns motivos pelos quais não aconselhamos o uso da carne no processo de adestramento. Um dos fatores é o processo de conservação tanto da carne crua quanto preparada em casa. Para não se deteriorar e causar distúrbios gastrointestinais nos pets ela precisa ficar sob refrigeração constante. No adestramento, precisamos ter o petisco sempre à mão, pois ele é oferecido como prêmio imediato a cada acerto do cão. Por isso, ter o snack no bolso facilita o trabalho do adestrador.

Outra coisa digna de nota é que o petisco é sempre oferecido em quantidades muito pequenas como recompensa, e não em grandes quantidades como substituto de refeição. Além disso, muitas pessoas utilizam óleo e temperos como cebola na preparação da carne, e eles podem ser prejudiciais e gerar reação alérgica ou de intoxicação nos pets.

Hoje em dia há petiscos saudáveis que possuem probiótico - bactérias benéficas vivas e leveduras ativas - que auxiliam na limpeza dos dentes e no controle do mau hálito, que possuem vitaminas e aminoácidos biodisponíveis e de baixo teor calórico.

Se a ideia for optar por uma dieta mais natural, é possível também utilizar vegetais de petiscos, como por exemplo: talos de cenoura ou frutas como a maçã, que são de fácil conservação e estimulam o paladar por serem crocantes e saborosos.

É correto perguntar ao veterinário responsável qualquer dúvida sobre alimentação e nutrição dos cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário