Seu cachorro sabe que hoje é sábado?



Os pets têm uma percepção de tempo diferente da nossa e aprendem por associação. O Clube de Cãompo explica

Vamos imaginar a seguinte situação: é sábado, e você acordou mais tarde, leu o jornal, limpou a cozinha e agora está se arrumando para passear com seu cão. Mas você mal terminou de passar pano na cozinha e seu pet já está latindo, correndo pela casa e muito animado. Muita gente tende a ter o seguinte pensamento: oras, ele sabe que se passaram cinco dias de rotina diária e já se deu conta de que hoje é sábado, certo? Errado!

Na verdade, nossos cães não tem noção do tempo e não sabem que dia é hoje. E isso não acontece porque não lhes apresentamos um calendário com os dias da semana. Na verdade eles só sabem diferenciar o dia e a noite, sempre focados no presente e sem noção de passado ou futuro. É por isso que nada adianta dar uma bronca no seu cão por ele ter feito xixi no lugar errado se o momento do xixi já passou.

Tudo o que eles entendem é a rotina da casa: e acredite, os cães são muito atentos à rotina. Por isso, o simples fato de você ter acordado mais tarde e não ter saído de casa correndo já faz com que o seu cão fique agitado desse jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário