Cão bagunceiro X roupas do varal



“Quando chego em casa e vejo que as roupas do varal estão em mil pedaços pelo chão”. E você, também passa por isso? Confira aqui no blog as dicas do Clube de Cãompo

Quem mora em casa com quintal e tem um ou mais cães, já deve ter passado pela situação de chegar e ver que as roupas que secavam no varal, estão todas pelo chão. O Clube de Cãompo sabe bem como é isso, então se você também enfrenta este problema, leia e compartilhe este texto com dicas pra você e seu cão.

Primeiro, lembre-se sempre de brincar com ele, observando seu pet para saber aquilo que o distrai e o deixa entretido enquanto estiver sozinho. Todo cão precisa ter "o que fazer". Um cachorro não será feliz se divertindo sozinho no quintal, que pra ele é um imenso espaço reservado, principalmente se você tiver apenas um cão. Animais sociais precisam da companhia do seu dono, pois na falta de amigos da mesma espécie, o ser humano cumpre esse papel. Mesmo assim, é comum o cão ficar sozinho no quintal, por algumas horas, sem nenhum humano da família para interagir. Nesses momentos, certamente seu cão terá a necessidade de se ocupar - sem mencionar que a solidão pode deixá-lo ansioso e, consequentemente, nervoso.

Na necessidade de gastar energia, se nada apropriado for disponibilizado ao pet, ele arranjará uma atividade por conta própria. Qualquer peça de roupa esvoaçando ao vento, com um leve cheiro do dono, é um ótimo brinquedo. Por isso, é importante enriquecer o ambiente dele com brinquedos que goste de roer ou morder, e esconder comidinhas para ele farejar, medidas ideais para ocupar a mente do cão bagunceiro quando se vir sozinho no quintal.

Todo cão precisa de atividade, e não basta uma voltinha no quarteirão para as necessidades: o ideal é praticar exercícios como uma caminhada de moderada a intensa, durante no mínimo meia hora por dia, dependendo do porte e das condições físicas e de saúde do animal. Se for necessário deixá-lo sozinho durante longos períodos, o ideal é fazer uma atividade física antes, assim, durante esse tempo “livre”, estará bem cansado para não ter muito ânimo de pensar em pular para puxar roupas do varal. Já para os cães com muita energia, o ideal é que, além de caminhadas diárias, pratiquem regularmente outro tipo de atividade com o dono, como agility, freestyle ou brincadeiras ao ar livre com bolas ou frisbees.

Com estas dicas em prática, os donos de cães dificilmente encontrarão objetos e roupas destroçados pelo cão entediado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário