Evite a tosse dos canis



O Clube de Cãompo também aponta a gripe canina, também conhecida como “tosse dos canis”, como um problema que exige cuidados e vacinação eficaz para erradicar a infestação entre os cães de estimação

Muito perigosa, a traqueobronquite infecciosa canina, conhecida como “tosse dos canis” ou "gripe canina", aumenta sua incidência nos meses mais frios do ano. Ela afeta diretamente o sistema respiratório do animal, por isso recomenda-se intensificar a vacinação nas épocas mais frias. O principal sintoma é a tosse seca e repetida, que piora com exercícios físicos. Outros sintomas são a secreção nasal e a falta de apetite, além da febre.


O clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe, que é facilmente transmitida pela tosse e pelo espirro. A transmissão ainda ocorre com maior frequência onde há aglomeração de animais, como nos parques, praças, canis, abrigos e loja de animais. Por isso, a vacina injetável tem dose de reforço e, no caso da intra-nasal, a aplicação é em dose única. 

Os mais atingidos muitas vezes são os filhotes recém-desmamados, que ainda não têm imunidade forte. Mesmo assim, os adultos também podem estar vulneráveis à contaminação caso estejam debilitados por outras doenças, ou sejam submetidos ao estresse ou por passarem por longas viagens, confinamento em clínicas, hotéis, exposições. Outra causa desta vulnerabilidade é a alimentação inadequada.

Como nos humanos, a vacina contra a gripe minimiza os sintomas, mas não impede que eles desenvolvam a doença de forma mais branda. Em alguns casos, a tosse e os espirros podem ocorrer mesmo nos cães vacinados. Assim, para sumir com essa doença aguda e contagiosa, a melhor forma de prevenção é a imunização. Não se esqueça de que após o primeiro ano de vida, o animal deve ser vacinado anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário