Adeus à Giardíase



Clube de Cãompo encerra hoje a “Semana da Vacinação”, promovida para alertar os donos sobre as principais vacinas caninas: V10; antirrábica; gripe canina e Giardíase

Hoje o Clube de Cãompo Hotel Fazenda Para Cães encerra a "Semana da Vacinação", promovida para alertar sobre as principais vacinas e seus benefícios. Visando o bem estar animal, a boa saúde canina e sugerindo dicas de cuidados relevantes, o assunto de hoje é a vacina contra a Giardíase, indicada principalmente ao cachorro que vive em grupos como canis ou locais muito úmidos.

A Giardíase é uma infecção comum que causa problemas intestinais em cães e também nos seres humanos. Causada por um protozoário, a Giardíase infecta o intestino delgado do animal que ingere o cisto, que pode ser encontrado nas fezes, ou pelo contato com outros animais, pela água ou alimentos contaminados. Ela também se desenvolve nos humanos, e neste caso, hábitos de higiene e programas anuais de vacinação são fundamentais para a proteção. Quando o é cão vacinado, ele fica protegido e não representa mais uma fonte de infecção.


Os sinais clínicos são severos, e grande parcela dos infectados pode permanecer sem apresentar qualquer indício. Já os animais jovens frequentemente desenvolvem os sintomas clínicos que incluem diarreia aguda ou crônica, vômito, dor abdominal, desidratação e perda de peso. A vacina precisa da dose de reforço e estimula o animal, que resiste ao parasita - uma solução efetiva em longo prazo para o controle da enfermidade.

A imunidade natural contra Giárdia é de curta duração, e mesmo que os tratamentos sejam eficazes, a reinfecção é muito frequente, devido à dificuldade de se eliminar os cistos infectantes do ambiente.

Depois de completar um ano, o animal deve ser vacinado anualmente com uma dose de cada vacina - V10, Gripe Canina, Giárdia e Antirrábica: uma sugestão para organizar o calendário de imunização é fazendo as vacinas sempre na mesma data que será repetida anualmente, mantendo a carteirinha de vacinação sempre em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário