Mostre que para o seu cão que você é líder da matilha



Seu cão pula  em cima de você e das visitas, não reage bem na presença de outras pessoas? O adestrador do Clube de Cãompo ensina como agir

É muito comum, em alguns lares, que os cães pulem em cima dos donos quando eles chegam em casa e até mesmo nas visitas, derrubando compras, sujando roupas e tornando a situação incômoda.

Muita gente acaba cedendo ao pedido do cão e brincando com ele. Em alguns casos, as pessoas acabam pegando nas patas do cão e segurando-o, acreditando que isso reprime suas atitudes.

O adestrador do Clube de Cãompo, Alexandre Zanetti, explica que é muito importante não se comunicar com o cão quando ele faz algo errado, pois um simples contato visual alimenta o comportamento e já funciona como incentivo àquela atitude.

Confira algumas dicas sobre o momento certo de dar atenção ao seu pet:

- Sempre que o cão pular em você ou fizer qualquer outra coisa errada, apenas ignore solenemente. Este é o primeiro passo para ele entender que está errado.
- Ao não comunicar com seu cão nos momentos que não pode, você está dizendo a ele que quem manda na “matilha” é você.
- Em caso de cães extremamente tímidos, é importante tentar entender o que causa a timidez e dar sempre um petisco ou brinquedo quando for se aproximar para brincar.
- Procure não fazer aproximações bruscas nos cães mais tímidos, especialmente se eles costumam reagir com violência.
- Quando estiver brincando com seu cão, procure guardar o brinquedo no ápice da brincadeira, antes que ele se canse. Assim ele vai associar a brincadeira a coisas boas e ainda vai entender que é você quem decide a hora de brincar.
- Procure manter horários fixos para brincar, afinal, nunca se esqueça: os cães gostam de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário