Pratique esporte com o seu cão!



Se você procura um parceiro para praticar exercício físico saiba que raças caninas podem acompanhar o seu ritmo

Já reconhecidos como verdadeiros membros das famílias brasileiras, os cachorros também podem ser excelentes companheiros para a prática de exercícios físicos. O médio veterinário Aldo Macellaro Jr, proprietário do Hotel Fazenda Clube de Cãompo e especialista em comportamento canino, indica quais são as raças mais indicadas para acompanhar os donos durante as atividades. Confira:

  • Border Collie: os cães desta raça geralmente são utilizados para trabalhar, como no pastoreio, por exemplo, porque naturalmente necessitam de exercícios; 
  • Labrador e Golden Retriever: são cães adaptados e resistentes à prática de exercícios; têm boa personalidade e por isso não costumam se envolver em encrencas;
  • Schnauzer: animais animados e espertos, geralmente com boa disposição;
  • Poodle: são motivados e dóceis, além de muito companheiros de seus donos;
  • Yorkshire e Boxer: são muito ativos e gostam de correr. No entanto são animais que precisam de uma atenção especial, principalmente no que diz respeito à temperatura e ao tempo de duração do exercício. É que eles são mais sensíveis justamente por causa de seu tamanho e, no caso do Boxer, há outra peculiaridade: seu focinho é mais curto e achatado do que o da maioria dos cães, o que dificulta o processo de transpiração do bicho, que é realizado através do próprio focinho e da boca.
Se o seu cachorro for de alguma dessas raças e estiver com a saúde em dia, experimente passear de modo mais acelerado e preste atenção nos sinais que ele dá. Se ele continuar numa boa, pode ser que ele realmente gosta da atividade. Mas se ele ficar muito cansado e quiser parar, respeite, afinal ele não sabe falar “chega”, não é verdade?

Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário