Raças de focinho curto sofrem mais no calor do sol de verão



Clubede Cãompo alerta: cães de focinho achatado ou curto, chamados de “braquicefálicos”, como boxer, buldogue e pug, sofrem bastante no calor

Além da intolerância a temperaturas altas, tem raça que já nasce predisposta a problemas respiratórios. Com narinas estreitas e abertura nasal pequena, eles podem sofrer para respirar. Além disso, é preciso lembrar que os cães transpiram apenas por meio da língua e das almofadas das patas, no lugar da pele. Dessa forma, os cães acabam precisando resfriar o corpo por meio da respiração (arquejando), mas os pets braquicefálicos (boxer, pug, entre outros) não tem a mesma capacidade e se superaquecem mais rápido que outros.

Se o seu cachorro adora ficar do lado de fora da casa, fique atento aos horários das brincadeiras agitadas. Quanto mais baixo for o cão, mais próximo ele estará do solo, e portanto mais calor ele sente. Prefira passear no pôr-do-sol, quando não há risco de insolação, ou pela manhã.


As pausas durante o exercício para ele descansar e se refrescar é indispensável. Um truque que ajuda a hidratar é deixar uma segunda tigela de água no freezer durante a noite, garantindo água fresca enquanto o gelo derrete. Outra dica muito legal é umedecer a ração e depois congelar - eles ficam bem felizes em lamber as guloseimas refrescantes.

Fique atento a alguns sinais do seu amigão, como a perda de apetite, elasticidade da pele, falta de força para caminhar, além de pernas bambas e olhos fundos. Língua e gengivas devem estar úmidas, e a salivação normalmente é aquosa e pouco visível. Em casos extremos, os cães podem apresentar febre alta, taquicardia e vômitos, indicando urgência e atenção veterinária imediata com fluidos intravenosos para repor os líquidos.

Você conhece todas as raças braquicefálicas? Veja abaixo uma lista dos cães de focinho curto!
-Affenpinscher -Buldogue Americano
-Cocker Spaniel Americano
-Boston Terrier
-Boxer
-Brussels Griffon
-Buldogue Inglês
-Bullmastife
-Cane Corso
-Cavalier King Charles Spaniel
-Chihuahua
-Dogo Argentino
-Dogue de Bordeaux
-Toy Spaniel Inglês
-Buldogue Francês
-Japanese Chin
-Lhasa Apso
-Mastife Napolitano
-Terra Nova
-Pequinês
-Presa Canario
-Pug
-Shar-Pei
-Shih Tzu
-Tibetan Spaniel

-Valley Bulldog

Nenhum comentário:

Postar um comentário