Como passear com o cachorro



O Clube deCãompo Hotel Fazenda para cães explica como passear com o cachorro do jeito certo

Você mal encosta na coleira e o seu cachorro já começa a latir e uivar? Antes mesmo de abrir a porta ele já fica te puxando? E durante o passeio é ele quem guia a caminhada? Fique de olho e siga as dicas do Clube de Cãompo para ensinar seu cão a se comportar.

Não vá para onde o seu cão deseja ir. Mude sempre o rumo da caminhada quando ele puxar a guia para uma árvore ou um poste. Com o tempo, ele vai aprender que quem manda no passeio é o dono. Não é preciso força excessiva, lembre-se que a ideia é conduzir e não castigar o animal.

Não permita que o cão fique na frente ou atrás de você. Faça-o andar no seu ritmo e ao seu lado. Segure a coleira na posição correta para que ela fique frouxa quando ele estiver ao seu lado.

Prefira lugares tranquilos. Evite passear com seu cão em lugares barulhentos ou movimentados. Parques, praças e áreas verdes dos condomínios são ótimas opções.

Recompense o cachorro pelo que ele acertou. Mais do que punir por mal comportamento, a melhor forma de fazer o pet entender que fez o correto é dar prêmios quando ele se comporta da forma desejada. Carinho e petiscos são mais que suficiente!


Coloque em prática as dicas do Clube de Cãompo Hotel Fazenda para cães e depois escreva para nós contando se os seus passeios com o pet se tornaram mais tranquilos.

5 Mitos do adestramento



O Clube de Cãompo Hotel Fazenda Para Cães mostra que adestrar o seu cachorro traz muito mais benefícios do que você pensa

Muita gente tem preconceitos com o adestramento dos cachorros. Acredite! Geralmente, acreditam que o adestramento é realizado somente com cães farejadores ou utilizados para serviços dos bombeiros. Outras ainda acreditam que só é necessário adestrar cães para que sejam violentos contra assaltantes. Derrube esses preconceitos e entenda os mitos do adestramento.

O cão só vai obedecer ao adestrador? Este conceito é mentira, mas pode acontecer caso o dono do cão não saiba utilizar os ensinamentos do cão no mesmo contexto do adestrador. É justamente por isso que um adestramento de qualidade só é possível com a participação do dono, que também precisa aprender a forma correta de dar ordens ao cão.

Meu cachorro vai se tornar um robô que apenas obedece? Não, pois este não é o princípio do adestramento. Os cães só obedecem aos seus donos em troca de “favores”. No começo, ele vai precisar de petiscos, e depois ele vai se contentar com o carinho do dono, desde que o dono sempre o trate bem. Mas isso não significa que ele não vai se divertir ou demonstrar suas vontades. Ao contrário: ao adestrar seu cão, o dono passa a conhecê-lo tão bem que vai saber fazer seu animal ainda mais feliz.



Adestramento é só para praticar Agility? Mito. Adestramento não é somente para cães atletas, assim como não é somente para cães de guarda. O adestrador profissional terá condições de direcionar os ensinamentos ao seu cão, mas ele pode fazer com que seu cão apenas seja um amigo obediente que não pula nas visitas e respeita os outros cães da vizinhança.

Meu cão vai aprender a ser bravo? Não. Embora o adestrador saiba ensinar o cachorro a reagir em uma situação de ataque e compreender quem é seu amigo, o fato de seu pet ser mais “bravinho” ou “calminho” está mais relacionado à raça e ao comportamento da linhagem.

O cachorro só aprende apanhando? Mentira! Antigamente, os adestradores utilizavam-se da violência para ensinar um cão. No entanto, os conceitos mais modernos de adestramento evoluíram e hoje não se utiliza nenhum tipo de violência, já que qualquer ato deste tipo pode desenvolver desconfiança no animal.

O cachorro briga com os outros na hora do passeio?


Você não leva seu cão para passear por causa dos outros cachorros que ficam soltos na rua? O Clube deCãompo Hotel Fazenda para Cães traz sete dicas importantes pra você

Passear é sempre importante, mas também pode ser um pesadelo, com brigas e puxões do seu cão. Assim, para evitar que ele brigue com outros animais e para escapar de um cachorro solto, existem cuidados necessários.

Confira sete dicas de prevenção:

- Comece pela regra básica, e não saia de casa sem um saquinho para higiene, com as vacinas em dia e uma boa alimentação. 

- Leve o cachorro sempre preso na guia, para facilitar o controle em situações inesperadas, e fique alerta no que acontece ao redor.

- Geralmente, o animal de estimação copia o dono, por isso, o modo como você reage influencia no seu comportamento. 

- Na presença de outro animal, disfarce a ansiedade sem puxar a guia, pois ele pode associar isso a um sinal de perigo. 

- Associe essa presença com uma recompensa divertida, ou ignore e continue andando, mas nunca dê o prêmio se ele demonstrar agressividade.

- Quando ele late para quem passa, impeça o comportamento trabalhando a socialização. Seja líder, e mostre que você é quem impõe as regras.

- Se aparecer na rua um cão de atitude amistosa, lembre-se que não se deve ameaçar um cão desconhecido, para não desencadear uma agressão.

Por fim, é preciso entender que o passeio é o momento para o dono interagir com o animal. O cão vai poder brincar, conhecer diferentes cenários, cheiros e novidades. Mesmo diante os riscos que estamos sujeitos na rua, precisamos entender que é nessa hora que, além de fazer as necessidades, ele se exercita, fareja, gasta as unhas no asfalto e se diverte bastante. Existem até mesmo leis que regulamentam e estabelecem regras de condução dos cães em vias e locais de acesso público.

Bom passeio e boa diversão!

Dicas para viajar com os cães



Vai viajar? Desta vez, você pode levar o cão com você? Então confira as dicas do Clube deCãompo Hotel Fazenda para cães sobre como transportá-lo de forma correta

Na hora de viajar, todos já sabemos que deixar seu cão no Clube de Cãompo é uma ótima ideia: ele vai se divertir, descansar e socializar com outros cães. Mas algumas vezes, dependendo do local e do tempo de viagem, os donos conseguem levar os pets no passeio. Confira algumas dicas importantes para seguir quando for arrumar as malas do seu amigão.

- Garanta que seu cachorro esteja com as vacinas e a saúde em dia. Dar um alô ao veterinário antes de viajar é sempre uma ótima pedida;

- Leve ração na bagagem! Evite passar necessidades ao não encontrar ração durante a viagem;

- Se o destino da viagem é uma região com muito verde, como fazendas, leve produtos que combatam os carrapatos, pois eles podem transmitir doenças. Produtos contra picadas de inseto são recomendados: peça indicação do veterinário;

- Se a viagem é internacional, é importante ter muito cuidado! Além de ser necessário adquirir o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) no Ministério da Agricultura, que você encontra nos aeroportos, o país de destino pode exigir períodos de quarentena. Estes períodos não significam que o animal será confinado por meses no aeroporto, mas que será monitorado com exames veterinários ao longo de um tempo, em caso de viagens de longa duração, geralmente feitas a trabalho. Se a viagem for de curta duração, a sugestão é que o pet não seja levado.


- Em caso de viagens de carro, utilize o cinto de segurança ou a caixa de transportes e verifique se elas estão no tamanho adequado para o pet. O ideal é que ele consiga ficar em pé e dar pelo menos uma volta na caixa. Não deixe ele viajar com a cabeça para fora da janela – eles adoram, mas pode ser perigoso - e caso ele ainda não esteja acostumado a passear de carro, faça alguns passeios antes da viagem. Não se esqueça de fazer paradas, a cada duas horas, para ele fazer as necessidades e esticar as patas.

Cão bagunceiro X roupas do varal



“Quando chego em casa e vejo que as roupas do varal estão em mil pedaços pelo chão”. E você, também passa por isso? Confira aqui no blog as dicas do Clube de Cãompo

Quem mora em casa com quintal e tem um ou mais cães, já deve ter passado pela situação de chegar e ver que as roupas que secavam no varal, estão todas pelo chão. O Clube de Cãompo sabe bem como é isso, então se você também enfrenta este problema, leia e compartilhe este texto com dicas pra você e seu cão.

Primeiro, lembre-se sempre de brincar com ele, observando seu pet para saber aquilo que o distrai e o deixa entretido enquanto estiver sozinho. Todo cão precisa ter "o que fazer". Um cachorro não será feliz se divertindo sozinho no quintal, que pra ele é um imenso espaço reservado, principalmente se você tiver apenas um cão. Animais sociais precisam da companhia do seu dono, pois na falta de amigos da mesma espécie, o ser humano cumpre esse papel. Mesmo assim, é comum o cão ficar sozinho no quintal, por algumas horas, sem nenhum humano da família para interagir. Nesses momentos, certamente seu cão terá a necessidade de se ocupar - sem mencionar que a solidão pode deixá-lo ansioso e, consequentemente, nervoso.

Na necessidade de gastar energia, se nada apropriado for disponibilizado ao pet, ele arranjará uma atividade por conta própria. Qualquer peça de roupa esvoaçando ao vento, com um leve cheiro do dono, é um ótimo brinquedo. Por isso, é importante enriquecer o ambiente dele com brinquedos que goste de roer ou morder, e esconder comidinhas para ele farejar, medidas ideais para ocupar a mente do cão bagunceiro quando se vir sozinho no quintal.

Todo cão precisa de atividade, e não basta uma voltinha no quarteirão para as necessidades: o ideal é praticar exercícios como uma caminhada de moderada a intensa, durante no mínimo meia hora por dia, dependendo do porte e das condições físicas e de saúde do animal. Se for necessário deixá-lo sozinho durante longos períodos, o ideal é fazer uma atividade física antes, assim, durante esse tempo “livre”, estará bem cansado para não ter muito ânimo de pensar em pular para puxar roupas do varal. Já para os cães com muita energia, o ideal é que, além de caminhadas diárias, pratiquem regularmente outro tipo de atividade com o dono, como agility, freestyle ou brincadeiras ao ar livre com bolas ou frisbees.

Com estas dicas em prática, os donos de cães dificilmente encontrarão objetos e roupas destroçados pelo cão entediado. 


O cão tem medo de banho, o que fazer?



Se o seu cão tem medo de tomar banho, não se desespere. O Clube de Cãompo dá dicas sobre como driblar esse problema e manter o pet sempre limpinho e sem estresse

Quem tem um cão de estimação, muitas vezes se encontra em uma situação complicada: a hora que o animal precisa de cuidados pessoais, como o banho, por exemplo. Cães que não são cuidados podem ter problemas de pele e transmitir doenças, inclusive, aos seus próprios donos. O excesso de umidade, assim como a falta de tosa, por exemplo, podem ser perigosos ao bem-estar dos cachorros. Não bastasse, para dificultar ainda mais, muitas vezes o cãozinho é hiperativo, e não para na hora do banho. Confira algumas sugestões para tornar este momento mais tranquilo.

Prepare tudo. A primeira etapa antes de começar o banho é o planejamento. Separe todos itens que irá usar - shampoos, sabonetes, perfumes, toalha, secador, escova, etc. – isso vai facilitar o processo. Você não precisará parar o banho no meio para buscar algo que faltou e ele não ficará chorando no banheiro. E lembre-se de jamais deixar o cão sozinho em uma banheira ou bancada durante o banho, para evitar acidentes. 

Reduza o estresse dele. Em seguida, antes de levar o animal para o local do banho e iniciar a higienização, assegure-se de que seu melhor amigo está tranquilo e calmo. Para isso, tente brincar com ele em tom descontraído e dispondo de seus brinquedos favoritos para deixá-lo mais à vontade.

Seja rápido e eficiente. Geralmente, nenhum cachorro é adepto ao banho, por isso, para aqueles mais medrosos e agitados, o processo deve ser rápido e eficiente, para que ele não fique estressado. Assim, comece lavando sempre do pescoço para baixo - a cabeça deve ser lavada por último e com muito cuidado.

Só deles! Use shampoos e produtos especiais para cães, que não contém cheiro forte e desagradável que incomoda o animal.

Torne a experiência positiva. Ao final do banho, enxágue e seque bem o cãozinho. Depois, dê a ele uma recompensa, independentemente de como se comportou durante o processo, isso vai ajudar o cão a associar o procedimento com algo positivo: suas guloseimas prediletas.

Por que não oferecer carne aos animais como snacks



Thaís Rodrigues, seguidora do perfil do Clube de Cãompo no Twitter, questionou e nós explicamos

No final de semana o Clube de Cãompo postou em seus perfis nas redes sociais – Twitter e Facebook – uma dica de adestramento que indicava os alimentos próprios para pets como uma alternativa mais saudável do que oferecer carne in natura aos mascotes.

Existem alguns motivos pelos quais não aconselhamos o uso da carne no processo de adestramento. Um dos fatores é o processo de conservação tanto da carne crua quanto preparada em casa. Para não se deteriorar e causar distúrbios gastrointestinais nos pets ela precisa ficar sob refrigeração constante. No adestramento, precisamos ter o petisco sempre à mão, pois ele é oferecido como prêmio imediato a cada acerto do cão. Por isso, ter o snack no bolso facilita o trabalho do adestrador.

Outra coisa digna de nota é que o petisco é sempre oferecido em quantidades muito pequenas como recompensa, e não em grandes quantidades como substituto de refeição. Além disso, muitas pessoas utilizam óleo e temperos como cebola na preparação da carne, e eles podem ser prejudiciais e gerar reação alérgica ou de intoxicação nos pets.

Hoje em dia há petiscos saudáveis que possuem probiótico - bactérias benéficas vivas e leveduras ativas - que auxiliam na limpeza dos dentes e no controle do mau hálito, que possuem vitaminas e aminoácidos biodisponíveis e de baixo teor calórico.

Se a ideia for optar por uma dieta mais natural, é possível também utilizar vegetais de petiscos, como por exemplo: talos de cenoura ou frutas como a maçã, que são de fácil conservação e estimulam o paladar por serem crocantes e saborosos.

É correto perguntar ao veterinário responsável qualquer dúvida sobre alimentação e nutrição dos cães.

Uivos e Latidos



Você sabe como lidar com os uivos e latidos do seu cão? Descubra com o Clube de Cãompo:

Algumas pessoas juram conhecer os diferentes sons de seus cães: latidos mais agudos ou uivos podem significar fome ou vontade de fazer xixi, mas isso é um reflexo de uma convivência bastante próxima com um cão específico e não significa que todos ajam da mesma forma.
Independente disso, é importante procurar entender o máximo possível os latidos no seu cão. Para isso, o Clube de Cãompo preparou algumas dicas:
Ele late para as paredes? Isso pode acontecer caso ele escute um som que ricocheteou na parede e parece vir diretamente dela. Geralmente nós achamos que eles estão maluquinhos porque nossa audição humana não capta tantos sons quanto as orelhinhas especiais dos animais. Outra possibilidade é que ele tenha percebido uma lagartixa ou inseto andando pela parede.
Seu amigo late para o espelho? Fique tranquilo: ele apenas acha que o reflexo é outro cão. Isso geralmente acontece com os cães mais territorialistas, que não gostam muito de dividir espaço com os outros.
O cão fica latindo para os outros cães no passeio? É natural que um cachorro queira latir para os outros cães. Os mais territorialistas podem latir mais, mas isso não significa que o dono deva achar isso legal. O certo é continuar a caminhar, puxar o animal e tentar chamar atenção para algo mais interessante, como uma árvore que espera por um xixi!
Ele late para quem passa na calçada? É perfeitamente normal que o cão fique bravo com quem passa diante do território de sua matilha (aquilo que nós chamamos de família!). Se você quer que ele pare de fazer isso, procure vigiá-lo e, sem gritar, fique entre ele e o portão (ou a janela), barrando sua visão e tocando-o para que ele pare de latir. Quando ele tiver a reação que você quer, faça festinha e dê um petisco!

Seu cachorro sabe que hoje é sábado?



Os pets têm uma percepção de tempo diferente da nossa e aprendem por associação. O Clube de Cãompo explica

Vamos imaginar a seguinte situação: é sábado, e você acordou mais tarde, leu o jornal, limpou a cozinha e agora está se arrumando para passear com seu cão. Mas você mal terminou de passar pano na cozinha e seu pet já está latindo, correndo pela casa e muito animado. Muita gente tende a ter o seguinte pensamento: oras, ele sabe que se passaram cinco dias de rotina diária e já se deu conta de que hoje é sábado, certo? Errado!

Na verdade, nossos cães não tem noção do tempo e não sabem que dia é hoje. E isso não acontece porque não lhes apresentamos um calendário com os dias da semana. Na verdade eles só sabem diferenciar o dia e a noite, sempre focados no presente e sem noção de passado ou futuro. É por isso que nada adianta dar uma bronca no seu cão por ele ter feito xixi no lugar errado se o momento do xixi já passou.

Tudo o que eles entendem é a rotina da casa: e acredite, os cães são muito atentos à rotina. Por isso, o simples fato de você ter acordado mais tarde e não ter saído de casa correndo já faz com que o seu cão fique agitado desse jeito.

Petiscos, iscas e brinquedos



O que o seu cão pode morder no lugar da sua mão!

Você já sabe que não é saudável deixar o filhotinho morder sua mão, por mais inofensivo que isso pareça. É preciso que ele aprenda a não morder aquilo que não deve: assim você evita problemas na fase adulta de seu amigão. Mas é importante que seu cachorro tenha o que mastigar quando for filhote, afinal o crescimento dos dentes causa coceira na gengiva e roer ossinhos pode ser uma ótima prática.

Mas não são somente ossinhos que o animal pode roer. Uma ótima opção é adquirir brinquedinhos de borracha encontrados em pet shops e congelá-los: isso dificulta a brincadeira e faz com que o animal fique entretido por bastante tempo.

Se você preferir, prefira os brinquedos que podem ser recheados: geralmente, são bolinhas com um buraquinho. Insira um petisco bem gostoso para o seu cão e deixe o brinquedo com ele. Tenha certeza que isso vai mantê-lo distraído, especialmente se você for ficar fora por um tempo!

Fique por dentro!



O Clube de Cãompo sugere alguns sites e blogs para ficar (ainda mais) bem informado

A internet está recheada de sites com muitas informações sobre cães. Afinal, nós adoramos tanto nossos cachorrinhos que até demos a eles o título de “melhor amigo”. No entanto, sabemos que não é fácil cuidar dos cães, especialmente quando eles ficam doentes ou decidem que não querem obedecer.
Confira os sites ou blogs mais antenados da rede:

O site Amo Cachorros tem sempre novidades de produtos e imagens inspiradoras para quem gosta dos caninos. http://www.amocachorros.com.br/

O Canina Blog, um dos mais respeitados blog do mundo pet, tem novidades quase todos os dias. http://caninablog.wordpress.com/

O blog Meu Amigo Pet tem informações preciosas e interessantes sobre cães, e ainda fala de gatos, tartarugas e muitos outros animais de estimação. http://blog.meuamigopet.com.br/

O canal de vídeos Mi-Au Rights é um interessante videolog recém-criado que se propõe a falar dos direitos dos animais, da proteção dos cães e gatos, e do comportamento deles. http://www.youtube.com/user/miaurights?feature=watch

Clube de Cãompo indica: perfis para seguir e curtir


Conheça alguns dos mais interessantes perfis pets nas redes sociais para acompanhar

Quem adora cães está sempre tentando manter-se bem informado. Os objetivos são vários: para criar melhor os cães, educá-los da melhor maneira possível, encontrar as melhores soluções para a saúde ou simplesmente se divertir ainda mais com ele.

Para isso, nada como utilizar as redes sociais a seu favor. O Clube de Cãompo indica abaixo uma lista com perfis interessantes para você seguir nas redes sociais:

Canina Blog: o perfil do CaninaBlog está sempre antenado com as novidades do mundo pet. As informações costumam ser preciosas: https://www.facebook.com/caninablog

PetRede Brasil: um dos portais mais bacanas da internet sobre animais tem um perfil atualizado e ativo no Facebook. Olha só! https://www.facebook.com/PetRedeBrasil?ref=stream&hc_location=stream

Vetnil Produtos Veterinários: Um dos maiores laboratórios do Brasil que produz medicamentos e suplementos para pets, a Vetnil tem uma página que traz informações ricas e muito importantes: https://www.facebook.com/VETNIL?ref=stream&hc_location=stream

Pet Care: um dos maiores hospitais veterinários do Brasil, o Pet Care recheia a sua timeline com os pets mais fofos do mundo: https://www.facebook.com/hvpetcare?ref=stream&hc_location=stream


Aspa Itu: A Associação de Socorro e Proteção aos Animais, além de ser de Itu, onde fica o Clube de Cãompo, realiza um lindo trabalho com os cães abandonados. https://twitter.com/aspa_itu

Cães simbolizam uniões estáveis!


Você sabia que os cães ajudam casais a ficarem mais unidos?

Ser casado não é fácil. Os atritos pessoais e as divergências causadas pela divisão de um mesmo ambiente fazem com que muitas pessoas não consigam permanecer muito tempo no casamento.

Existem casais que buscam maneiras de criar novos laços de conexão que os ajudem a salvar o relacionamento. Adotar um cão pode ser uma ótima alternativa!

De acordo com a organização Marriage Foundation, da Inglaterra, a adoção de um cachorro sinaliza a união de um casal. A pesquisa, realizada com 3.500 pessoas, mostrou que a presença de um cão em um lar indica mais estabilidade no casamento do que um bebê. Segundo os pesquisadores, adoção de um pet indica mais comprometimento do que abrir uma conta conjunta no banco.